Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Escrito por:

ISABELLE NATASHA

As franquias são uma ótima pedida para o novo empreendedor experimentar a vivência de ter o próprio negócio e para o empreendedor com mais experiencia exercitar seus saberes comum nome já consolidado. O setor cresceu absurdamente em 2018, possuindo cerca de 7,1% de expansão, gerando mais de 80 mil empregos e movimentando 175 bilhões. Disso você já sabe já que temos uma matéria por aqui que fala apenas das vantagens de se ter uma franquia, mas o que a gente não te disse é que, se não for de maneira cautelosa, adquirir uma franquia pode sim significar a ruína de um empreendedor.

Mas nada de pânico! A gente existe para te informar e facilitar para você, então respira e vem comigo,conferir dicas do que fazer antes de adquirir uma franquia.

Pesquise bastante!

Saber nunca é demais, você concorda? Quando a gente sabe das coisas, fica muito mais difícil de sermos enganados ou de nos frustramos com a realidade. Por isso, a primeira dica é conheça as possibilidades e as marcas de franquia com as quais você tem o desejo de trabalhar. Saiba dos prós e dos contras e pesquise em todas as fontes possíveis.

A internet é um poço de conhecimento sem fim e está pronta para tirar boa parte(se não, todas) das suas dúvidas sobre tudo. Também não esqueça de comparar preços e o lucro que aquela franquia se propõe a gerar. Se tem uma coisa que o empreendedor deve evitar durante toda sua carreira é o investimento com prejuízo. Fuja disso, ok? Para isso, eu tenho outra dica.

 

Planeje seus gastos

Antes de pular de cabeça em um negócio que te promete o mundo, saiba dos riscos de investir ali. Uma boa pedida é se questionar coisas como: Eu tenho capital suficiente para custear a instalação e a manutenção dessa franquia? Será que se, por um motivo aleatório, ela não me der o lucro prometido por um período, a minha saúde financeira será brutalmente afetada?

A segurança ao fazer qualquer coisa é fundamental e pode prevenir um desastre. Sendo assim escolha bem, faça as contas e se planeje.

 

Converse com os franqueados, eles sabem das coisas

Essa dica quase ninguém dá, mas ela é fundamental! Quem sabe mais da realidade das franquias do que as pessoas que já trabalharam com elas e conhecem todos as adversidades e vantagens no dia a dia? Conversar com o franqueador é importante, claro, mas use a internet ao seu favor mais uma vez e entre em contato com os franqueados da marca para tirar suas dúvidas pelo Facebook.

Tenho certeza de que eles não vão poupar esforços para te contar qual é a real sobre a franquia que você está interessado.

 

Esqueça a moda, procure tendências

A gente já conversou sobre tendências de mercado aqui nesse blog, por isso, vou deixar a matéria bem aqui. Em resumo, por aqui eu só quero te aconselhar o seguinte: esqueça o negócio do momento que surgiu e cresceu do nada.

Ao escolher a sua franquia, foque em um negócio consolidado. As chances de ter um negócio duradouro e de sucesso dessa forma são muito maiores. As modas passam, mas as tendências de mercado só tendem a se estabelecer, se fixar e evoluir no mercado.

Pois é, como eu disse, apostarem franquias pode sim ser arriscado. Entretanto, seguindo essas dicas, eu aposto que o caminho se torna muito mais seguro, prazeroso e lucrativo. Está de olho em alguma franquia ou se tornou franqueado a pouco tempo? Conta pra gente a sua experiência! Pode ajudar outras pessoas. Até a próxima semana, te vejo por aqui no blog!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Comentários
Obrigado! Seu comentário foi recebido!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa newsletter

Acompanhe tudo o que rola no blog Digaí, Serveloja!

Obrigado! Email cadastrado com sucesso!
Opa! Algo deu errado ao tentar cadastrar.

Posts relacionados

Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Tá pensando em abrir uma franquia? Ótimo! Mas antes, você deveria ler isso aqui!

ISABELLE NATASHA

Leia mais
Dicas de negócios

Como abrir seu próprio negócio

Ei, eu sei; Crise econômica, medo de investir... Está difícil, mas não é impossível! Te digo como nesse post!!

ADRIANA STÊFHANIE

Leia mais