Dicas de negócios

Como começar seu império de chocolate

Escrito por:

ISABELLE NATASHA

Entrando no clima da Páscoa...

Vamos falar sobre algo que é tão gostoso quanto lucrativo? Algo capaz de adoçar nossos dias mais amargos, acalmar as feras e arrancar sorrisos quando usado para presentear? Chocolate. C H O C O L A T E!

O que mais podia ser? E tudo bem, você pode não concordar que seu sabor é uma das coisas mais maravilhosas descobertas pelo ser humano, mas você não pode negar o quanto esse mercado é promissor e faz barulho durante todo o ano. Isso mesmo, não é só na Páscoa.

O mercado do chocolate artesanal ainda é considerado pouco explorado no Brasil, mas com a crescente procura por seus produtos, é só uma questão de tempo para que os 2% que os representam se tornem números maiores aqui no país. Mas não se anime tanto agora, porque a crescente procura também significa mais competitividade, o que exige algo que te diferencie dos demais, algo que fará o seu império de chocolate se erguer e alcançar as alturas primeiro!

Sem mais delongas, vamos a essas dicas para um reinado de sucesso!

Você não precisa de uma grande estrutura

Essa é uma dica e uma grande vantagem de apostar nesse ramo. Esqueça Willy Wonka e seus Umpa Lumpas, porque você não precisa de uma fábrica de chocolate gigantesca para produzir sabores extraordinários. Vamos começar pelo básico, ok? Pensando em vender esses chocolates por encomenda, você precisará, além da matéria-prima, de um freezer para acomodar esses chocolates e um forno para a produção.

Se você quiser que as pessoas consumam os chocolates no seu estabelecimento, você também vai precisar de mesa para acomodar os clientes, um ambiente legal e confortável, prateleiras e mostruários de vidro para expor seus produtos e um caixa, para receber seu dinheirinho. Viu? Não é tão difícil dar os primeiros passos. Difícil mesmo é manter a liderança oferecendo qualidade e sabor em seus produtos e serviços, para isso é preciso estudar! Estude receitas com ingredientes fáceis, mas não fique preso no que todo mundo espera de um produto com chocolate, o que me leva ao próximo passo.

Não invista só no chocolate

Sabe a cereja do bolo? No seu caso pode ser uma cereja mesmo. Invista em complementos do seu produto, como confetes, confeitos,corantes, nozes, frutas e etc. Se preocupe também com a embalagem que vai acompanhar seu produto. Uma embalagem de boa qualidade pode salvar sua reputação dos contratempos do dia a dia, e claro, ela deve ser agradável esteticamente para combinar com o sabor que está dentro dela. Um lacinho, um rótulo com a logo do seu negócio, um cartãozinho para fazer o cliente se sentir especial; vale tudo.

Também é importante saber que existem vários nichos no ramo alimentício. Imagine que incrível oferecer chocolate livre se lactose? Chocolate para veganos? Chocolate FIT? As possibilidades são infinitas e com certeza se diferenciar dessa forma, como o produtor local que oferece produtos para vários tipos de público, vai te deixar muitos passos à frente da concorrência.

Divulgue seu negócio

Estudar o mercado é importante em qualquer ramo, mas nesse em especial é mais ainda. Não tô brincando! A competitividade é real, mas não se assuste! Se você seguir os passos que eu já te passei, já é meio caminho andado. Além deles, te aconselho a já ir procurando clientes em potencial. Não precisa começar indo longe! Na faculdade, na vizinhança, na família, no meio dos amigos, no seu trabalho; onde houver gente, haverá os amantes de chocolate ou gente que os ama e precisa os presentear!

Se faça lembrado e visto! De nada vai adiantar a melhor embalagem com o chocolate mais mágico dentro, se ninguém souber que ele existe. Além do marketing boca a boca, use as redes sociais para divulgar seus doces! O Instagram, com suas postagens visuais, é ótimo para provocar o desejo de seus clientes pelo seu produto, por isso aposte em fotos de qualidade e edições para valorizar as cores e iluminação das fotos.

Ok, futuros reis e rainhas! Cedi todos os meus conselhos reais de alguém que pesquisou sobre e, o mais importante, ama chocolate. Espero que todos eles sejam uteis; que te ajudem muito a adoçar a vida de muita gente e fazer dinheiro com isso. Aproveite esse período mais propício para começar e, claro, Feliz Páscoa!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Comentários
Obrigado! Seu comentário foi recebido!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa newsletter

Acompanhe tudo o que rola no blog Digaí, Serveloja!

Obrigado! Email cadastrado com sucesso!
Opa! Algo deu errado ao tentar cadastrar.

Posts relacionados

Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Tá pensando em abrir uma franquia? Ótimo! Mas antes, você deveria ler isso aqui!

ISABELLE NATASHA

Leia mais
Dicas de negócios

Como abrir seu próprio negócio

Ei, eu sei; Crise econômica, medo de investir... Está difícil, mas não é impossível! Te digo como nesse post!!

ADRIANA STÊFHANIE

Leia mais