Dicas de negócios

Como conquistar o coração do cliente

Escrito por:

ISABELLE NATASHA

O cliente é a razão para todo negócio existir e, sendo assim, nada mais justo do que oferecer o melhor para ele; sejam os melhores produtos, a melhor entrega, a melhor embalagem ou, o assunto de hoje no blog, o melhor atendimento. Marketing de experiência é um assunto recorrente quanto se fala sobre como conquistar uma base fiel de clientes e ele consiste simplesmente no esforço que uma empresa faz para que a experiência do cliente fazendo negócio com eles seja a melhor. O segredo está entre o equilíbrio entre cultivar o velho cliente enquanto se cativa os novos. Hoje eu vou te passar umas dicas práticas ótimas para realizar essa tarefa e fazer seu cliente se sentir ansioso para visitar seu negócio outras vezes e ainda trazer amigos. Vamos lá?

• Seja simpático. Sorriso sempre no rosto!

A primeira impressão é a que fica, não importa a situação. Sendo assim, eu te pergunto, voltaria em um lugar onde você foi tratado mal pelos atendentes? Aposto que não. É fundamental que o cliente se sinta bem-vindo e especial, mesmo que ele não chegue a realizar nenhuma compra. Para isso, lembre-se do sorriso, pareça confiável e seja gentil.

• Agilidade = essencial

Impaciência é uma característica comum em clientes, sejam eles do seguimento que forem. Eles tem problemas e necessidades e esperam que você as realize e solucione com rapidez e eficiência, e é isso que você precisa fazer. Pense que o seu cliente pode estar tendo um dia péssimo, a impaciência pode o fazer desistir de estar ali e simplesmente sair. Você não faz a venda e o cliente ainda fica com uma péssima impressão do seu estabelecimento. A dica é nunca deixar o cliente esperar; Assim que ele chegar, se esforce para, pelo menos, saber qual é o desejo dele. Se ele tiver a ideia de que você já sabe o que ele quer e está trabalhando a serviço dele, ele vai esperar com mais calma.

• Faça ele se sentir em casa

Tem coisa melhor do que ser envolvido por um lugar acolhedor e resolver seus problemas ao mesmo tempo? Seja com decoração, a iluminação, degustação, música ambiente, aromas personalizados e etc, vale tudo para conseguir a atenção e a satisfação do cliente. Se esforce para que ele se sinta em casa ao visitar seu estabelecimento, não perceba o tempo passar e, ao voltar, traga amigos.

• Quando as reclamações vierem, seja atencioso

Mesmo fazendo o serviço perfeito e se esforçando para ter 100% da aprovação do cliente, é possível que erros aconteçam e o cliente reclame de algo. Tendo isso em mente, se prepare e quando elas acontecerem, seja atencioso com o cliente. Faça ele sentir que a opinião dele é importante e a valorize. Acima de tudo, mostrar que você tomou uma atitude em relação a reclamação é o mais importante. Gera confiança e satisfação.

• Cuidado com as palavras

Essa dica é simples, mas é importante: Nunca, jamais, em hipótese alguma, dê ordens ao cliente. “Sente ali”, “Vá até o caixa”, “Pegue aquilo”. Esqueça esse tom hiperativo. Faça o possível para sua fala soar suave e gentil e não como uma ordem.

Agora que você sabe como cativar e manter seus clientes, me conta se já estava pondo alguma dessas dicas em prática de alguma forma, ou se você tem mais alguma dica que eu não citei por aqui. Até a próxima!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Comentários
Obrigado! Seu comentário foi recebido!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa newsletter

Acompanhe tudo o que rola no blog Digaí, Serveloja!

Obrigado! Email cadastrado com sucesso!
Opa! Algo deu errado ao tentar cadastrar.

Posts relacionados

Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Tá pensando em abrir uma franquia? Ótimo! Mas antes, você deveria ler isso aqui!

ISABELLE NATASHA

Leia mais
Dicas de negócios

Como abrir seu próprio negócio

Ei, eu sei; Crise econômica, medo de investir... Está difícil, mas não é impossível! Te digo como nesse post!!

ADRIANA STÊFHANIE

Leia mais