Dicas de negócios

Como fazer promoções efetivas

Escrito por:

ISABELLE NATASHA

Quem não gosta de promoções, não é mesmo? Todo mundo ama entrar na sua lojinha preferida, ler aquela placa chamativa e saber que vai ter vantagens ótimas em realizar compras naquele estabelecimento. Na verdade, existe um tipo de pessoa que não curte muito a ideia: O empreendedor despreparado que não sabe bem como essa dinâmica funciona e sempre sai perdendo toda vez que tenta realiza-la no estabelecimento.

Se você é um desses, nada contra, nada a favor, mas o fato é que promoções não são inimigas do empreendedor; elas são auxiliares e ferramentas para o seu negócio cresça, atraia mais clientes, fique mais conhecido e etc. Na prática, e em um conceito mais básico ainda, a promoção é qualquer ação realizada por um estabelecimento ou marca com o intuito de motivar as vendas.

Essas ações são estratégias que envolvem técnicas de marketing visando o resultado imediato nas vendas e clientes engajados. Sendo assim, antes de qualquer coisa, para saber qual técnica se aplica melhor ao seu caso e qual dará mais resultado, tenha um objetivo. Saiba o que você quer com essa promoção; clientes novos? Queimar todo seu estoque para dar lugar a produtos novos? Gerar engajamento acerca de um produto novo? Ou quem sabe você só queima mesmo aproveitar uma data em especial do calendário varejista para vender mais. Não importa o objetivo,defina ele com antecedência. Se você sabe onde quer chegar, você sabe por onde deve ir.

Partindo do pressuposto de que as promoções dependem do realizador e do cliente para acontecer, elas devem ser extremamente planejadas. De forma minuciosa, é necessário ver possibilidades, checar disponibilidades, planejar as dinâmicas,determinar prazos, estabelecer regras e se certificar que todas essas regras vão ficar bem claras para o seu cliente.

A outra coisa importantíssima que você tem que saber sobre as promoções é, talvez, a informação mais popular delas, mas que poucas pessoas sabem aplicar sem sair no prejuízo. Estou falando das dinâmicas! Vou te dar alguns exemplos de dinâmicas fáceis que, com planejamento, estão ao alcance de todo comerciante.

Compre 1 leve 2

Awn, os brindes. Pessoalmente, essa é uma das minhas dinâmicas favoritas como cliente e um também é uma das mais simples para você, comerciante. Ótima para aquele estoque que está parado, ou só para incentivar a venda de um produto, já que você pode montar combos. Exemplo? Escova + creme dental. Suco de laranja + suco de uva. Procure combar produtos similares ou que se relacionam entre si,se não foram iguais.  

Teste se degustação

Quem não curte fazer aquele teste no produto antes de levar para casa? Principalmente quando o produto é novo e ainda não se estabeleceu no mercado, né? Promover esses testes é uma ótima alternativa nesses casos. São geralmente feitas com produtos alimentícios, mas não se limite! Você pode fazer com produtos de limpeza e de estética; mostre para os seus clientes a forma como os produtos funcionam e que eles devem sim leva-los para casa.

Roleta de prêmios

O cliente realizou a compra? Agora mostre para ele o quanto ele sai ganhando consumindo os produtos do seu estabelecimento. Nessa dinâmica, no balcão do caixa, ao comprar uma quantidade preestabelecida de produtos ou realizar compras acima de um valor, o cliente gira uma roleta para ganhar um prêmio. Os prêmios podem variar entre bens, ingressos ou vantagens em compras. O importante é fazer o cliente enxergar benefícios em fazer negócio com você.

Datas comemorativas e calendário varejista

Aqui a mágica acontece graças a temática. O bom empreendedor vê nas datas comemorativas oportunidades de vender! Faça isso! Prepare aquela promoção de 50% ou 25% de desconto naquela data em que você sabe que os negócios estão aquecidos. Isso acontece, por exemplo, em períodos de festejos juninos, Natal, ano novo, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Pascoa e etc. Não deixe a oportunidade passar. Existe sim a hora certa de vender cada produto.

Outra coisa que eu preciso te dizer é que de nada adianta uma dinâmica topíssima, se ninguém ficar sabendo que ela está acontecendo. Anuncie! Use as redes sociais e canais comunicadores maiores como rádio e carros de som. Seu cliente precisa ficar sabendo da promoção para, assim, ir até a loja e realizar as compras.

Agora que você tem ideias e sabe como funcionam, é só levar a sério aquilo que eu disse antes sobre planejamento. Faça cálculos e planeje seus passos. É aí que mora a magia de como não sair no prejuízo, mas sim garantir uma excelente experiência de compra para seu cliente e em lucro significativo para você.

Espero que essas dicas tenham sido úteis e que as promoções por aí deem super certo! Até a próxima!

Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Comentários
Obrigado! Seu comentário foi recebido!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa newsletter

Acompanhe tudo o que rola no blog Digaí, Serveloja!

Obrigado! Email cadastrado com sucesso!
Opa! Algo deu errado ao tentar cadastrar.

Posts relacionados

Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Tá pensando em abrir uma franquia? Ótimo! Mas antes, você deveria ler isso aqui!

ISABELLE NATASHA

Leia mais
Dicas de negócios

Como abrir seu próprio negócio

Ei, eu sei; Crise econômica, medo de investir... Está difícil, mas não é impossível! Te digo como nesse post!!

ADRIANA STÊFHANIE

Leia mais