Dicas de negócios

Empréstimos: quando eles valem a pena?

Escrito por:

ISABELLE NATASHA

Responda com sinceridade, quantas vezes você já pensou em pegar um empréstimo para aplicar em sua empresa de alguma forma? Se você respondeu uma ou mais vezes e agora está se sentindo culpado, calma. Essa matéria é especialmente para você! Para que você entenda de uma vez por todas quando a resposta para os seus problemas é de fato ou o empréstimo ou quando ele vai ser só mais um deles.

Para começar, ao contrário do que eu, o senso comum e boa parte da internet fizemos parecer até agora, pegar empréstimo não é necessariamente uma coisa prejudicial para seu negócio. De fato é que o dinheiro do empréstimo pode sim gerar uma dívida muito alta para que você consiga a quitar tranquilamente, mas é para isso que essa matéria está aqui! Para evitar que você cometa o erro que pode acabar com sua empresa, sem pressão.

O que se deve considerar na hora de decidir se pegar um empréstimo é ou não uma boa ideia?

Entenda de uma vez por todas: sem planejamento, não há empreendedorismo, não há empresa e mais nada. Ficou com medo? Foi a intenção. Você não vai cometer o erro de pegar um empréstimo sem condições, não com essa matéria aqui para te impedir! Sempre evite pegar empréstimos sem planejamento e em momento de desespero. Esse é um erro comum dos proprietários de negócios que passam por um período de prejuízo onde os gastos superam o lucro na folha de final de mês. Eles pensam “Por que não pegar um empréstimo para cobrir meus gastos?”. Jamais faça isso. Se o prejuízo existe, o melhor é estudar sua produção e cortar gastos de onde for possível ali.

Agora vamos para os momentos onde o empréstimo é uma ótima pedida, porque sim, eles existem. Se sua empresa está crescendo desenfreadamente e você precisa de equipamentos maiores, mais funcionários ou um lugar fixo maior, tá aí uma ótima oportunidade para pedir aquele empréstimo camarada. Se estiver em ascensão, esperasse que com as condições certas você obtenha ainda mais lucro e, assim, quando for o momento, quite a dívida bem de boa.

Mas atenção! Se você vai mesmo pegar esse bendito empréstimo, eis o que fazer:

• Eu não canso de dizer, sei que você já entendeu, mas…

Se planeje! Estude a situação. É de suma importância que esse empréstimo seja realizado no dado momento? Se for, faça cálculos! Se certifique que essa dívida será quitada nos meses que se sucederem sem problemas.

• Dá aquela segurada!

Se contenha na hora de investir, eu te imploro! Quando estiver com o dinheiro do empréstimo nas mãos, escolha muito bem onde aplicá-lo. O ideal é não o gastar por completo, mas sim guardar uma pare e a deixar de reserva para problemas futuros ou mesmo quitar a própria dívida originada dele.

Agora que você já leu isso, eu confio em você. Sei que está pronto para tomar a decisão certa quanto ao rumo das coisas. Vai e brilha! Até a próxima semana, quando teremos um post novinho, talvez tão urgente quanto esse. Até lá!


Curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Comentários
Obrigado! Seu comentário foi recebido!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Assine nossa newsletter

Acompanhe tudo o que rola no blog Digaí, Serveloja!

Obrigado! Email cadastrado com sucesso!
Opa! Algo deu errado ao tentar cadastrar.

Posts relacionados

Dicas de negócios

Antes de abrir uma franquia, eis o que fazer

Tá pensando em abrir uma franquia? Ótimo! Mas antes, você deveria ler isso aqui!

ISABELLE NATASHA

Leia mais
Dicas de negócios

Como abrir seu próprio negócio

Ei, eu sei; Crise econômica, medo de investir... Está difícil, mas não é impossível! Te digo como nesse post!!

ADRIANA STÊFHANIE

Leia mais